Influencer marketing

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Um mundo fascinante e incontrolável

  

Veja como as janelas interferem em nosso comportamento. 

Quantas vezes depois de passar por perdas ou frustrações achamos que deveríamos ter dito ou feito isso ou aquilo? 

A abertura das janelas depende muito do estado emocional. Medo, pressão, crises, tensão fecham as janelas. Há pessoas que engasgam ao falar em público, embora sejam eloquentes.

 Alunos podem ter péssimo desempenho nas provas se estiverem ansiosos. Intelectuais podem agir como frágeis meninos se forem contrariados. A Teoria das Janelas da Memória nos ilumina para entendermos os erros capitais das relações doentes e as leis fundamentais das relações saudáveis. 

 Por que mulheres impulsivas agem sem pensar? Porque, estressadas, as janelas se tornam puntiformes, restritas. A ditadura da impulsividade causa muitos acidentes. Por que mulheres ciumentas perdem o autocontrole? Porque nas crises de ciúme seu Eu não tem acesso às janelas que poderiam financiar sua autoconfiança e sua autoestima. 

Por que há mulheres cultas que são autopunitivas? Entre diversas causas, destaca-se a dificuldade de acessar janelas em cálidos momentos que as façam relaxar e superar a necessidade de serem perfeitas. Sabe aquele dia em que estamos super felizes e não sabemos os motivos de tanta alegria? 

Ou que estamos tão calmos e tolerantes que nada nos aborrece? Ou aquele dia em que estamos tão irritadiços que nem nós mesmos nos suportamos? E o tédio do domingo à tarde? 

Todo esse movimento emocional ocorre por consequência dos deslocamentos do território de leitura das janelas. Há pessoas depressivas que dão uma pausa na sua dor e sentem lampejos de alegria. Elas saíram do imenso bairro, ou área, de janelas que financiam a desmotivação, o pessimismo, o humor depressivo, e entraram em bairros que tinham janelas light que financiaram essa alegria temporária. 

O que é um bom sinal, pois indica que sua memória não é toda desértica! Ela pode e deve alargar as fronteiras dessas nobres áreas. Sabe aquelas pessoas tímidas que quando bebem se tornam falantes? Elas romperam as barreiras das janelas doentias, que financiam a insegurança, e entraram em outro grupo de janelas, que financiaram sua sociabilidade. 

Mas é claro que usar o álcool para se socializar não é saudável, pois pode preparar um terreno para uma futura dependência. Há três grupos básicos de janelas da memória: as neutras, que contêm milhões de informações numéricas, endereços, dados; as janelas light, que financiam o prazer, a tranquilidade, a serenidade, a lucidez; e as janelas killer, que alicerçam o humor triste, a ansiedade, a agressividade, a irracionalidade, as fobias. Em relação a este último grupo, algumas dessas janelas são tão poderosas que chamo de janelas killer power. 

Elas são lidas e relidas e destroem com facilidade nossa tranquilidade, autoestima, prazer de viver. O Eu, como líder da psique, deveria aprender a romper as fronteiras das janelas killer e penetrar nas áreas das janelas light. 

Eis a grande meta da mulher inteligente!

(Livro Mulheres inteligentes, relações saudáveis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário