Influencer marketing

sábado, 30 de abril de 2022

JOSÉ SE EXPRESSA DIANTE DA CONGREGAÇÃO

 


                                 Toda a congregação desviou seus olhos de José e fixou-os no chão como se o perigo que a noiva estava correndo fosse também o deles. José não respondeu imediatamente. Somente depois de uma expectativa que pareceu eterna é que levantou a cabeça e, fitando em cheio o rabino, disse em voz clara e ressonante:

         – Declaro perante esta sagrada congregação que minha noiva Maria, a filha de Hanan, é casta e sem mácula. Ela é inocente de toda e qualquer culpa, pois o culpado sou eu... Tratai-me agora de acordo com a lei.

         Suas palavras romperam a tensão reinante, seguindo-se-lhe forte reação. Punhos cerrados o ameaçavam de todos os lados. Subia na sala um vozerio eivado de ódio e ouviu-se, dominando aquele tumulto, Cleofas esbravejar, completamente fora de si.

         – Hei de exigir-lhe reparações! Hei de faze-lo indenizar toda a família!

         – O que foi que eu disse? gritou o sacerdote. Por acaso faltavam jovens nesta cidade para que abandonássemos a órfã Maria a este estranho que está fazendo a nossa mais nobre família passar por grande vergonha?

         O rabino impôs mais uma vez silêncio à multidão. Sentia-se aliviado, sabendo que havia afastado uma grande desgraça. Voltou-se para os parentes da noiva e disse:

         – O nosso jovem amigo José ben Jacob acaba de declarar-nos que desposou a noiva na maneira santificada pela Tora e pela lei de Moisés e Israel. Ele não lançou nenhuma vergonha sobre a família e ninguém tem direito de exigir-lhe satisfações. A partir de hoje, Maria, filha de Hana, é sua esposa legal e – virando-se para José – faço votos para que a vossa união seja abençoada com alegria e felicidades.

         O rabino encaminhou-se depois para José que ficara completamente confuso, estendeu-lhe a mão. Por fim, voltou-se para os presentes e concluiu com as seguintes palavras:

         – Povo de Nazaré! Construiu-se um novo lar em Israel! Desejemos a ele uma eterna ventura.

         O seguinte a aproximar-se de José foi Reb Elimelech.

         – Como sabes, José, não recorremos a tal processo em Israel, e eu esperava que a filha de meu irmão merecesse um casamento no altar. Mas com a ajuda de Deus o teu casamento será abençoado e tua esposa te dará muitos filhos e tu lhes proporcionarás uma boa educação.

         O velho retirou-se depois deixando José sozinho na sala do tribunal.

 

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário