mulher.

.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Escalda-pés


Para descansar depois de um longo dia de trabalho e recuperar a saúde
No vaivém do dia-a-dia, 650 músculos e 208 ossos entram em ação para que possamos nos locomover. Responsável por essa complexa engrenagem orgânica, os pés merecem cuidados especiais.
Mulheres que passam muito tempo de salto alto devem utilizar o tratamento para ativar a circulação. "Colocar os pés em uma bacia com água quente com um pouco de sal e cânfora é um escalda-pés que se pode fazer em casa, desde que a pessoa observe a temperatura da água, que deve estar entre 36ºC e 40ºC".
Conhecida como um dos meios mais eficazes de cura, a água é um veículo de calor ou frio, que aplicada ao corpo opera modificações que atingem os sistemas nervoso e circulatório, produzindo o equilíbrio térmico do organismo.
O escalda-pés é utilizado para relaxamento, insônia, excitação nervosa, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios, e depressão.
Este recurso simples e eficaz pode ser feito em casa diariamente, após um dia de trabalho estressante.

Receita de escalda-pés:
Mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura dos tornozelos
Óleo essencial - Pingue algumas gotas na água da bacia. Essências de eucalipto e menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso; lavanda e tea tree ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.
Sal - duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.
Acrescente bolinhas de gude na bacia