mulher.

.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Preciso voltar para o mercado de trabalho


Perder um emprego pode gerar traumas e abalar a auto-estima. Geralmente, quem busca recolocação profissional encontra-se perdido e não sabe por quais métodos deve optar para enviar seu currículo. Dependendo do tipo de cargo pretendido, cadastros em Internet e empresas de head hunter podem ajudar.
A atitude mais correta é não perder o otimismo e manter a rede de amigos e contatos em empresas. Saia por aí espalhando que busca uma nova chance, mas sem lamentar o trabalho perdido para não transmitir a imagem de que se sente derrotado.
Confira algumas opções que podem ajudá-la a voltar para o mercado de trabalho.

Internet

Preparar um bom currículo e enviá-lo por e-mail aos colegas de trabalhos mais antigos pode ajudar. Na maioria das vezes, o contato inicial acontece por e-mail mesmo - este meio é moderno, ágil e econômico. Além da mensagem para conhecidos e empresas que permitem o cadastro via Internet, há sites especializados em cadastros de currículos e vagas. A gerente de Recursos Humanos da Auditoria Trevisa, Roberta Rocha, considera este o meio mais eficaz. "O profissional tem que saber se há disponibilidade da vaga e enviar um e-mail para o responsável. Mandar e-mails com o currículo para cargos inexistentes não adianta muito", alerta.
Anúncios de jornais

Este é o meio mais tradicional e antigo. Olhe as vagas disponíveis e pesquise sobre a empresa para decidir se está de acordo com as exigências e se a empresa realmente corresponde às suas expectativas. Geralmente há um endereço, e-mail ou telefone de contato. Siga as instruções exigidas pela empresa.
Agências de emprego

Sindicatos e governo costumam manter as agências de emprego, que além de buscar a recolocação profissional, muitas vezes oferecem cursos de atualização de acordo com a área pretendida. As agências ficam com a responsabilidade da seleção dos candidatos para as vagas disponíveis. Para participar de uma, é necessário encaminhar um currículo ou preencher um formulário para depois ser chamado para entrevistas e dinâmicas de grupo, só então a agência traça o seu perfil e o encaminha para as vagas mais apropriadas.
Consultorias

As consultorias funcionam como as agências só que para cargos que exigem mais qualificações, com orientação profissional e cobram pelo serviço. Algumas são especializadas em estagiários e trainees, outras em profissionais de nível médio e em executivos.
Head Hunter

As empresas de head hunters são especializadas em procurar profissionais disponíveis no mercado para altos cargos, como os de diretoria. Eles literalmente caçam os talentos que possam se adaptar ao perfil de suas empresas-clientes.
Camila Tavares

Fonte: Terra Mulher



Nenhum comentário:

Postar um comentário