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sábado, 3 de julho de 2010

12 alimentos que fazem você mais feliz


Banana baixa a bola da ansiedade. Abacate garante uma boa noite de sono e mel deixa você mais alegre. Já as nozes aumentam a concentração e o tofu (quem diria!) põe fim ao desânimo. Depois de provar que alguns alimentos protegem o nosso organismo, mantendo as doenças à distância, especialistas prometem mostrar que certas comidas também influem intensamente nas nossas emoções.
Você lembrou do pudim de leite que só sua mãe sabe fazer? Ok, comida de mãe conforta e deixa a gente feliz. Isso a ciência não precisa demonstrar. Mas os pesquisadores vão além. “Estamos estudando componentes das hortaliças, frutas e sementes que interagem com os neurotransmissores, substâncias que permitem a comunicação entre as células do cérebro e que estão envolvidas nas emoções”, diz Lucyanna Kalluf, nutricionista e professora do Centro de Pesquisa Valéria Pascoal.
Não foram só os nutricionistas que descobriram essa ligação. A gordura do tipo ômega 3, encontrada especialmente nos peixes, tem despertado o interesse até dos psiquiatras. Segundo o francês David Schreiber, autor do livro Sete Passos para Curar – Guia Prático da Nova Medicina das Emoções (Sá Editora), esse óleo garante o equilíbrio do “cérebro emocional”, a parte ligada às emoções. Como? O ômega 3 reveste as células nervosas, ativando os receptores para a serotonina e o gaba, neurotransmissores que cuidam das mensagens do humor e apetite. O psiquiatra paulistano Wolf José Singal, especializado em medicina biomolecular, acredita que um prato bem feito pode minimizar a tristeza e a compulsão. “Os alimentos não substituem os remédios, principalmente nos casos de doenças emocionais graves, como depressão e síndrome do pânico. Mas complementam os tratamentos tradicionais”, frisa Singal.
Quer aproveitar esse lado dos alimentos? Conheça a turma dos aliados que podem deixar você com o astral lá em cima. Para que desempenhem bem o seu papel, é claro que não adianta comê-los uma vez por mês: eles têm de entrar no seu cardápio regularmente. Daí para a frente, até emagrecer fica mais fácil!

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